quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Quando bate aquela angústia...


"Quando me vi assim, desprovido de qualquer possibilidade de auxílio humano, incapaz de tentar algo para me salvar, pensei no auxílio do céu. As lembranças de minha infância, de minha mãe, que só conhecera quando era muito pequeno, voltaram-me à mente. Recorri à oração, embora tivesse pouco direito de ser ouvido por Deus, ao qual me dirigia tão tarde, e implorei com fervor. O recurso à providência acalmou-me um pouco, e consegui concentrar todas as forças da inteligência em minha situação. Tinha víveres para três dias, e meu cantil estava cheio. No entanto, não podia ficar sozinho por mais tempo do que isso."
                   
 "Viagem ao Centro da Terra" de Júlio Verne

Às vezes, aos sermos privados das possibilidades lógicas de escape, encontramo-nos em tal desespero que enfim lembramos da chamada ajuda divina. Esse ser superior do qual, ainda jovens, ouvimos tanto falar como criador e ajudador do homem. Então os anos passam e chegamos a nos virar por conta própria, por vezes esquecendo, e por outras negando tal amigo de infância. Entretanto, Doravante esbarramos em situações em que apenas Ele pode vir com amparo. Sendo esse um bom amigo, nos estende a mão, mas então, quando as coisas entram nos eixos, esquecemos Dele novamente...
Michelangelo, nos seus momentos finais de vida, escreveu suas últimas palavras:
"Meus pensamentos, outrora ligeiros em torno de coisas prejudiciais para entender, que são agora? Em vão suspiro pela ajuda da pintura e da escultura, meu único refúgio é aquele amor divino, que da cruz estendeu seus braços para me salvar."
Alguém pode disser que se trata de um surto de desespero em um velho com o pé na cova, enquanto outros enxergariam isso como um estalo de compreensão. Mas o que vale a pena ressaltar é que, em muitos casos, as coisas mais 'espúrias e singularmente extraordinárias são as mais simples e verdadeiras' (Flávio Alencar)
 

4 comentários:

  1. Gostei disso: "Mas o que vale a pena ressaltar é que, em muitos casos, as coisas mais 'espúrias e singularmente extraordinárias são as mais simples e verdadeiras".

    Meu amigo, tem um presente para vc em meu blog. Passa lá.
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Amor quando é amor não definha
    E até o final das eras há de aumentar.
    Mas se o que eu digo for erro
    E o meu engano for provado
    Então eu nunca terei escrito
    Ou nunca ninguém terá amado."
    Shakespeare

    ResponderExcluir
  3. Me interessei pela leitura do livro citado!!!
    Acho que vou comprá-lo ...
    Em relação à sua opinião, concordo demais Velton, eu por vezes tbm me vi no aperreio e lembrei-me de Deus, hoje em dia sou mais grata, rezo mais, peço menos!!!

    Grande post.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Obg Deny
    que bom que voce gostou...
    Olha, se quer conseguir algumas informações sobre a vida e obra de Julio Verne
    pode entrar no blog em que
    eu contribuo:
    juliovernebrasil.blogspot.com
    A idéia original do blog é
    publicar obras do autor,
    mas ainda estamos trabalhando...
    eu mesmo já estou adaptando uma outra
    obra chamada "viagem ao redor da Lua"
    dá uma olhada
    voce vai amar esse escritor.
    juro
    =}

    ResponderExcluir