quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mais um prêmio para J.K.Rowling


A autora britânica J.K. Rowling, criadora da série de livros Harry Potter, recebeu no dia 19 de outubro o prêmio Hans Christian Andersen de Literatura, em Odense, na Dinamarca.
A autora foi a primeira a receber o prêmio, além de ganhar uma escultura de bronze de O Patinho Feio. O prêmio é dado a pessoas que, assim como Andersen, tornaram a literatura mais mágica e encantadora. Hans Andersen é um escritor dinamarquês nascido em 1805 que escreveu cerca de 160 contos de fadas e poemas até a sua morte em 1875.
Rowling ainda disse que o autor de clássicos como “A Pequena Sereia” e “O Patinho Feio” havia ‘criado personagens eternos e indestrutíveis’ e que Anderson reconheceu que obras para crianças não devem ser ‘brandas ou sentimentais ou ainda desprovidas de desafios’. É um marco nas obras da autora a abordagem de sentimentos considerados 'fortes demais para criança'.
A série de 'Harry Potter' é repleta de referências em relação à morte, mas também ao poder protetor e restaurador do amor, esse único que pode vencer até a maldição da morte. A autora confessou ter estado em um momento de depressão quando começou o livro. Era uma mãe solteira que passava por dificuldades financeiras. Em entrevista à apresentadora Oprah Winfrey, em sua casa em Edimburgo, Escócia, J.K.Rowling diz que no dia 11 de setembro de 2001, recebeu uma mensagem de seu editor onde, em resposta a uma discussão, ele critica os que 'dizem que não devemos ensinar as crianças sobre o mal'.
Além dos sete livros de  “Harry Potter”, a autora também escreveu mais dois livros relacionados à série e o magnífico “Os Contos de Beedle, o Bardo”, repleto de referências à série, mas com temáticas próprias, como a fraternidade ou  a caça as bruxas.

 
"Nossa única defesa contra a morte é o amor"
José Saramago

2 comentários:

  1. Embora muito se tenha falado sobre a obra de Rowling, não li nenhum de seus livros.
    Aliás,leio pouco ou quase nada deste grupo de escritores bombásticos. Parece-me que os chamados clássicos eram mais naturais e não foram moldados todos na mesma forma mercantilista.
    Mas enfim... é impossível argumentar sobre aquilo que não conhecemos, não é mesmo?

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Respeito a sua opinião, Michele,
    mas me sinto na obrigaçaõ de apresentá-lhe a minha também...
    ...
    Embora deva concordar que o mundo da produção
    literária de nossa época esteja moldado por
    uma cultura-industrializada,
    nego-me a deixar de vivenciar os surtos literários do meu próprio tempo...

    [Até por que não existe um desastre Total, muitos autoras Ainda fazem produções magníficas.[

    E também sou contra tabus como "Nimguém escreve mais como antigamente" ou "Hoje em dia qualquer um vira escritor"...
    Prefiro esperimentar por mim mesmo, seja uma obra clássica(que eu também ADORO) ou algo mais atual.
    E então tiro minha próprias conclussões.
    Além do que, As obras de J.K.Rowling não são nada mais que um resgate da cultura medieval, em especial a alemã, só que numa nova abordagem.

    E nem sempre "panela velha é que faz comida boa!"

    ResponderExcluir