quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

'Pegue o que puder, sem nada devolver'


Há 160 anos nascia em Edimburgo, na Escócia, Robert Louis Balfour Stevenson, escritor que viria a se tornar um dos maiores de todos os tempos com o aclamado “O Médico e o Monstro“.

Escreveu uma extensa lista de poemas, contos e livros, publicados entre 1877 e 1893, ano de sua morte. Robert, que ficou conhecido por “Contador de Histórias de Samoa” se mudou para Samoa, na Polinésia e ali viveu até a morte aos 44 anos. O Arquipélago da Polinésia pode ter sido a inspiração para uma grande jornada em alto mar que se tornou um de seus trabalhos mais famosos.

Em “A Ilha do Tesouro” é narrada uma deliciosa estória sobre um garoto que trabalhava em uma estalagem e então se depara com um bêbado e suposto marinheiro. Desse encontro se desenrola uma grande aventura em busca de um tesouro. Aventura essa que eu li na minha infância, embalado pela brisa noturna que percorria o terraço de minha avó.

Eu e meus amigos estávamos na fase de romances de corsários, caças ao tesouro, saques em alto mar, desbravamento do horizonte, pernas de pau e papagaio sobre os ombros.  O livro era um empréstimo de um colega que já estava lendo 'Piratas das Caraíbas: Jack Sparrow' escrito por Rob Kidd, um pseudônimo adotado pela equipe de escritores que trabalham na trilogia do 'Piratas do Caribe'. Eles escreveram treze novelas dessa série entre 2006 e 2009, antes de continuar a escrever 'Piratas do Caribe: Lendas da Corte da Irmandade' a partir de 2008, que se passa 13 anos antes de 'Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra'. Nessas obras, eles contam sobre a infância e Adolescência de Jack Sparrow, personagem cinematográfico que já ganhou ares de lenda. O proximo filme da saga será 'Piratas das Caraíbas: Em marés estranhas', com lançamento previsto para 2011. Esse novo filme possue referências às obras de Julio Verne, em especial '20000 Léguas Submarinas' (Mais informações aqui e também aqui)

Entretanto, como tudo na juventude, essa fase foi passageira. Fomos deixando de lado os piratas e os confrontos de lâminas que se colidiam guinchando como porcos. Com o tempo, passamos a nos tornar adeptos dos romances policias de Agatha Christie...

5 comentários:

  1. Erivelton
    Oi tudo bem??
    Belas colocações Históricas
    de tempos diferentes

    Cultura boa aqui a gente recorda...o que leu
    ou assistiu.

    BOA NOITE
    Caríssimo
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Tudo tem o seu tempo... mas a verdade e' que eu continuo gostando de historias que li e vi em crianca e jovem.
    Tenho andado muito ocupada e nao tenho feito muito por aqui na net, e nao esqueci Julio Verne. Sabe que gosto de ler e nao entrar apressada numa leitura. acho que hoje consigo retomar a leitura. bom fim de semana. aqui a neve domina tudo
    fernanda

    ResponderExcluir
  3. Ana,

    Tem razão, recordar é um deleite
    e um grande prazer.
    Recoradar até de coisas que não se presenciou.
    Coisa do passado muito distante...

    =}Abç

    ResponderExcluir
  4. Não é uma simplês questão de esquecer, Fernada.
    O fato é que novas fronteiras devem ser desbravadas, mas sem menosprezar os mundos já conhecidos.

    Quanto ao Julio Verne, praticamente terminamos esse primeiro livro. Logo será a minha vez de colocar as minhas próprias adaptações...
    E não se preocupe, volte quando puder.

    Frio?
    Nem sei o que essa palavra significa.
    Aqui está um calor absurdo...
    Temporada de praia já começou!

    Abç.
    Fk com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Vou gostar de ler a sua opiniao apos ver o filme.
    eu vou ver se aqui em Edmonton tambem vai passar... apesar do meu marido nao apreciar muito filmes que fogem a realidade... mas ele vai atras de mim ( brinco ) nao e' por eu ter editado sobre o filme que nao o vai fazer!!!! eu vou querer ler!
    bom fim de semana

    ResponderExcluir