quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Movimento anti-fantasias

"O segredo para uma grande fantasia são personagens que são extraordinários e completamente humanos"

Mary McNamara - Jornalista estadunidense


Embora muito bem aceitos pelo público geral, os livros de fantasia são constantemente apontados como uma 'fulga para a falta de criatividade' ou mesmo como trabalhos sem correlação com as 'questões relevantes da realidade'. Difícil de explicar tamanha relutância em aceitar o fato de que estórias ditas fantásticas são tão profundamente humanas quanto os maçudos tratados filosóficos; E que exigem tamanho envolvimento e dedicação do escritor quanto qualquer outro romance de abordagem política e social.

Tanto o escritor Irlandês C. S. Lewis quanto o sul-africano J.R.R.Tolkie abordaram personagens que buscam refulgiu para uma guerra com sua imaginação e com o sentimento de fraternidade. O próprio J.R.R.Tolkie participou da Primeira Grande Guerra e escreveu 'O Senhor dos Anéis', um romance onde deixa evidente a cobiça e a ganância humana, mas sem esquecer de apontar a lealdade e a amizade como as maiores armas que alguém pode ter. JK Rowling demonstra uma relação absurdamente íntima com a morte de forma tão delicada e esclarecedora que choca até os críticos mais apurados. A série 'Coração de Tinta' de Cornelia Funke sintetiza, de forma igualmente encantadora, o jeitinho como a literatura estende seus ramos para além da fronteira com a realidade e cria uma nova perspectiva, um novo universo, uma interação.

Se o próprio Deus se utiliza dos sonhos figurativos para expressar seus planos aos homens, quem pode negar a praticidade de tal artifício? Contos de fantasia vêm envolvendo os homens desde os tempos das fábulas de Esopo, chegando a La Fontaine e aos Irmãos Grimm, até alcançar os tempos modernos. E nessa nossa época onde tudo é incomodamente metódico e sistemático e onde a depressão reina, não há melhor refúgio que as melodias das sereias, a magia dos elfos ou os confrontos entre dragões.


"A arte não é a verdade. A arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade."

Pablo Picasso
 
"Creio na resolução futura desses dois estados, aparentemente tão contraditórios, tais sejam o sonho e a realidade, em uma espécie de realidade absoluta, de super-realidade, se assim se pode chamar."

André Breton em 'Manifesto surrealista'

Imagem do Museu da lingua Portuguesa - Fonte

5 comentários:

  1. Olá Velton!

    Muito interessante estes apontamentos. Creio que o ser humano precisa de vez em quando encontrar um cano de escape para livrar-se da vida real, embora a fantasia seja muitas vezes uma realidade disfarçada...

    Sei lá... até eu fiquei confusa agora...rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem nao concordo quando dizem que a literatura de fantasia, sao fantasias que nunca que fogem da realidade. Eu encontro em cada historia, lenda ou conto, qualquer coisa tirada da realidade, ou por outra e' uma forma diferente de falar da realidade. Contem licoes e alertas que nos fazem pensar... para quem quer pensar!
    Tal como a Michele, achei muito interessante esta sua edicao. meus parabens mesmo. poderia ficar aqui a falar muito mais sobre este assunto... porque existe muito para falar.
    continue dando-nos momentos de leitura assim
    desejo-te tudo de bom
    fernanda

    ResponderExcluir
  3. Acho que a fantasia muitas vezes apenas antecipa o que um dia será pura realidade, como no caso de Júlio Verne, por ex. Em outros casos, é a partir da observação da realidade que se cria a fantasia, apenas camuflada para que não se torne enfadonha e pesada.
    Enfim, concordo plenamente com a opinião da jornalista e endosso cada palavra.
    Viva a fantasia, os contos, os romances, as utopias.
    Beijokas e um domingo de sonhos pra vc.

    ResponderExcluir
  4. Tem gente que me critica por ler Harry Potter. Claro, são pessoas que nunca pegaram um dos livros nas mãos e mal sabem o que falam.

    A fantasia é algo de que necessitamos, pois sem ela o mundo nos machuca. Eu tenho os pés no chão, sim! Mas a cabeça, sabe-se lá onde!

    Erivelton, achei seu link no blog Meus Devaneios e vim conferir. Gostei muito daqui. Estou iniciando a blogar. Se fores ao meu blog, será sempre muito bem-vindo.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. VELTON AMIGO

    vc atendeu meu Chamado
    Eu fui agraciada
    ohhhhhhhhhh_

    Que Jesus menino te agracie
    com Amorrrrrrrrrrrrr
    Bondade
    Amizadeeeeeeeeeeee
    E tudo ke for necessário
    p/ vc e os teus!!!

    _Paz em teu lar e o meu abraço apertado e assim dizer: Muito obrigada pelo teu carinho...

    Beijos--Amooooooo vc!!!

    ResponderExcluir