segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Achados nos exames


“Homens na Inglaterra, por que arar para os senhores
Que vos mantém na miséria?
Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas
Que vossos tiranos vestem?
Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo
Esses parasitas ingratos que exploram vosso suor – ah,
Que bebem vosso sangue?”
 Os homens da Inglaterra - Percy Shelley 

Encontrei esse texto durante meus exames de vestibular. Aqui o poeta inglês Shelley demonstra sua posição em relação às conflitantes condições sociais na Inglaterra durante o início do século XIX, cheia de contrastes e desigualdades. Fiquei surpreso com a escolha desse autor em uma prova de âmbito nacional, já que a educação brasileira demonstra certo receio em semear a cultura literária em nível universal. Talvez seja por que a literatura nacional por si só não se infiltrou em escala aceitável no mundo dos estudantes, o que é lastimável.

Encontrei também o fragmento abaixo do ‘Príncipe’, de Maquiavel, que não é um dos meus escritores favoritos, mas tem a sua importância histórica, além de conquistar uma gama considerável de admiradores. Sempre o achei ultrapassado, principalmente por saber que Líderes populistas que não optaram pela tirania tiveram glória memorável. Entre esses líderes destaco Elizabeth Tudor, que optou pela tolerância religiosa mesmo em uma época de perseguições e triunfou sobre a grande armada marítima espanhola de Filipe II; Antônio Conselheiro, que administrou uma comunidade auto-sustentável mesmo em condições precárias; Sem contar também o nosso ainda atual Presidente Lula que, mesmo não tendo o 'peso educacional' de outros presidentes da nossa história, tem aptidão para a liderança e a vontade de realmente fazer algo pelo bem dos brasileiros, e não só da economia ou da elite.

Entretanto, sou forçado a dar o devido valor histórico a Maquiavel e suas idéias - que o tempo colocou por chão. Lembro de ouvir comentários de que o ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso dormia com ‘o príncipe’ no seu criado mudo. E adivinhem o que ele fez pelo país...


“O príncipe, portanto, não deve se incomodar com a reputação de cruel, se seu propósito é manter o povo unido e leal. De fato, com uns poucos exemplos duros poderá ser mais clemente do que outros que, por muita piedade, permitem os distúrbios que levam ao assassínio e ao roubo.”

Maquiavel 

2 comentários:

  1. menino achei bem legal seu blog sobre literatura européia,qualquer dia leia sobre Edgar Alan Poe,muito bom.
    Realmente,foi bem interessante o fragmento de Maquiavel,achei bem fácil as questões de ciências humanas.
    Obrigado pela visita ao meu humilde blog,sempre que quizer aparece lá,sempre que der eu vou aparecer aqui,achei muito legal vc ser apaixonado por química,eu tbm amo,tô pensando em fazer bacharelado em química ou ciências da computação,vamos ver como vou me sair,sou meio louca e amadora tbm de astronomia,de um monte de coisas.Gostei bastante.
    sim,Harry Potter vai pra estréia.amooo.s2
    desde os 9 anos de idade sou apaixonada.

    ResponderExcluir
  2. Passando para te desejar muita sorte no Vestibular. Para qual curso vc vai tentar?Me dê notícias. Lembre-se que tão importante quanto estudar é manter a calma! Tenho certeza que vc vai faturar. Fico rezando pra Deus te ajudar.Um abração,
    Milu

    ResponderExcluir