terça-feira, 12 de abril de 2011

Um concretizador de fantasias


A história da ciência sempre me seduziu. Sou obcecado em visualizar a figura humano no seu papel primário como explorador do mundo e seus mistérios; Alquimia, cosmologia, teologia e todas essas ciências que constituem a raiz que sustenta o meio cientifico atualmente. Sinto arrepios de tão assombrosamente maravilhado que fico ao resgatar um pouco da ciência primitiva, tão instintiva, ousada e atraente. 

Em 12 de abril de 1961, o jovem Yuri Gagarin tornou-se o primeiro humano a deixar a terra e abraçar o espaço, a bordo da nave espacial Vostok 1. Há exatos cinquenta anos o homem se atreveu a contemplar as estrelas mais de perto. Sou muito fã do Yuri desde que o vi naquela sua famosa foto vestido de aviador, com aquele capacete de abas laterais em um livro da segunda série. É um delite honrar seu feito - que não seria possível sem uma brilhante equipe que se envolveu de corpo e alma no projeto.

A coisa toda é um encanto, uma personificação da ficção onde a fantasia se libertou e confundiu-se com a realidade. Sério, a cápsula em que ele fez esse percurso completo ao redor da Terra [the blue earth!] é charmosíssima, com um leve ar vitoriano, retrofuturista, algo muito próximo do steampunk. Tudo isso me deixa tão bobo. Por fim, vale ressaltar que Julio Verne propôs uma empreitada fora da Terra quase cem anos antes!

Yuri Gagarin

Cápsula  Vostok 1 - Dá pra deduzir logo de 
cara que o Yuri era um sujeito baixinho.

Instrumentos de navegação, possuidores de uma 
estética bem steampunk, assemelhando-se aos de um avião de 
pequeno porte.
                                                                                                           

 Imagens retiradas da página oficial da Nasa

3 comentários:

  1. Bem-vindo, Erivelton! Afinal, já faz um tempo que não posta aqui. Adorei o texto e me identifiquei muito, pois, apesar de ser uma eterna apaixonada por literatura, na hora de optar por uma profissão, o amor à ciência pesou muito na minha escolha. Por isso, me formei no ano passado em Biologia e definitivamente sou uma curiosa pela vida, pela Terra e tudo o que nos rege.


    Parabéns pelo blog e por seus escritos, que são excelentes!

    O visual do blog ficou muito bacana!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi WeLtoN

    Te devendo uma visita
    Cá estou
    Tudo bem???

    Navegando peLos ares da Ciência::

    BUENO

    Abraços e
    BOMMMMMMMMMMMMMMMMM
    DIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA//

    ResponderExcluir
  3. Oi, Velton, passando para te desejar um super feliz ano novo. Mil desculpas pelo atraso, mas sempre é tempo de desejar coisas boas aos amigos. Um grande abraço e muita saúde e alegrias em 2012!

    ResponderExcluir