quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Interpretar é, fundamentalmente, a arte da hipocrisia


Em Reality and dreams (Realidade e sonhos) a encantadora Muriel Spark despreza as ‘embalagens prontas’ ao inovar com uma linguagem de cinema, como se estivesse escrevendo um roteiro, desprezando o travessão, abusando das aspas e parênteses e aplicando termos técnicos da sétima arte. 

Muriel narra o enredo da vida de Tom Richards, um cineasta da terceira idade que sofre um acidente durante a gravação de um filme sobre uma tal ‘Garota do Hambúrguer’ pela qual se fascinou. Mas não se engane; esse é somente o ponto de partida para uma narrativa complexa e aparentemente desfocada.

Para ter uma idéia das temáticas abordadas no romance, vale fazer um rápido esboço dos protagonistas. Claire, esposa de Tom, dona de uma fonte ininterrupta de dinheiro, indiferente com os casos amorosos do marido; Cora, filha do primeiro casamento de tom, ingênua dama de uma beleza singular, um animal cheiroso e bem treinado; e Marigold, irmã de Cora, anti-heróina, uma esnobe confessa entre tantos mascarados.

Ao degustar mais atentamente o trabalho dessa Dama britânica, se observa com que delicadeza e fina maestria ela constrói seu universo cômico. É uma comédia satírica que não faz rir logo de cara, já que não se sente com facilidade o humor crítico disfarçado dentro do estilo leve e delirante da escritora.

Lady Spark aborda também temas como desemprego, fugindo ao lugar comum ao atacar os trabalhadores e suas imprudências. Isso não significa que os políticos ficam de fora. Os senhores de terno e gravata são, ocasionalmente, criticados.

Quanto à ‘Última cena’, percebesse que Muriel repete seu padrão, concluindo como se nada mais tivesse a disser, deixando um ar de confusão que não permite ao leitor se livrar tão cedo da lembrança do que leu. Convenhamos, para quer tantos detalhes nas conclusões? Até porque, a vida continua e o esnobismo não pode parar...

Um comentário:

  1. Seu texto é ótimo, muito bem escrito. Além disso, cumpre seu papel de despertar a curiosidade dos leitores para que façam sua própria leitura. Mto bom, parabéns!

    Gostaria de convidar vc a visitar meu blog e a votar na minha enquete. Eu já votei na sua, e aguardo sua visita. Com os resultados da enquete, pretendo publicar mais um menu no blog. Desde já, muito obrigada pela participação!!!

    http://inutilidadesliterariaseafins.blogspot.com/

    ResponderExcluir