segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A velhice chega a todos

"Tom", disse Claire, "Você bem que podia perder esse hábito de ir dormir tão cedo. Fica parecendo mais velho. Veja quantos políticos de sessenta e três anos estão no auge da carreira."

"Eles me dão mais sono ainda, principalmente quando são entrevistados." rebateu Tom, " Sem eloquência nenhuma, nenhum dom, nada. É um espetáculo em geral mal produzido. Iluminação precária. Closes detestáveis. Essa coisa toda. Como eu anseio por um entreterimento mais culto! Eu conhecia tantos escritores, pensadores, gente de teatro, era todo mundo mais velho. Agora estão todos mortos, ou quase todos. O século está ficando velho, muito velho. Velho e com todos os efeitos da velhice; sobretudo aquele que Eliot chamava de 'o exercício desesperado do poder declinante'. Está por toda parte. É grotesco".

'Realidade e sonhos' - Muriel Spark (adaptado)

Fonte: Bell's Lima

4 comentários:

  1. Parece interessante, ainda mais por tratar de um assunto que quase não é debatido atualmente: o envelhecimento. Mas digo isso, porque a velhice é vista como uma doença, não como consequência natural da vida. Por isso achei interessante o trecho que vc destacou. Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Em contraponto ao que disse a leitora Roseane, tenho visto muitos artigos acadêmicos que tratam do tema "envelhecimento". De acordo com eles, a população idosa deve ultrapassar, em poucos anos, em torno de 40% a população jovem. É algo para se pensar...

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Roseane,

    Tem razão, existe um certo pavor em envelhecer.
    Mas como diz a música 'tonight tonight', que eu já postei aqui:

    "Tempo nunca é somente tempo,
    você nunca conseguirá partir
    sem deixar uma parte da juventude'

    t+
    _________________________________


    Pois é, Michele.

    Quem sabe se, com uma população mais 'madura', cometeremos menos erros...

    Abç

    ResponderExcluir
  4. AMIGOOOOOOOOOO VELTON

    TUA PALAVRA
    ____________INFANCIA

    est no POST de hoje

    bjsssssssssssss

    ResponderExcluir