quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Os sete corvos


Apesar de prevalecer no texto uma abordagem sobre o doloroso sentimento de culpa, esse conto dos saudosos Irmãos Grimm não esconde temas muito elaborados por trás do enredo ou dos personagens. Contudo, um conto fantasioso bem narrado, mesmo sem tanta profundidade, não deixa de ser um deleite.

'E foi andando, para longe, para longe, até o fim do mundo. Chegou onde estava o Sol, mas este era quente demais, assustador, e comia criancinhas. Fugiu então apressadamente, e correu até a lua, mas esta era fria demais e também horrível e má. Ao notar a criança, a Lua disse:

- Sinto cheiro, sinto cheiro de carne humana.

A menina foi-se embora depressa e chegou até as estrelas, que foram boas e gentis com ela. '

Trecho adaptado 

Leia o conto completo em PDF

                                                                                               

Fonte da Imagem: Banco das Histórias

5 comentários:

  1. Eu quero ler os livros dos Irmãos Grimm. Morro de vontade. Mesmo.

    ResponderExcluir
  2. eu vivo vasculhando a internet em busca de versões originais dos grimms, mas é difícil encontrar trabalhos estéreos, sem contaminação de tantas reedições e adaptações...

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Gosto muito dos irmãos Grimm, assim como de Charles Perrault. No curso de Letras, lemos obras desses autores, na disciplina de Literatura Infanto-juvenil. A versão mais famosa, dos irmãos Grimm para Chapeuzinho Vermelho, atenua muito a história. Pode ser que um dia fale um pouco sobre isso no meu blog, pois é um tema que me interessa.

    Mas gostei muito da sua dica. Sempre é bom conhecer novas obras para ler.

    Antes que esqueça, tbm tem um conto, que geralmente na tradução fica em prosa, chamado O corvo (The heaven), do Edgar Allan Poe. Vale a pena conferir tbm, é um poema obscuro, sombrio.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. A literatura alemã tem lá suas bizarrices! Mas, indubitavelmente, é bastante culta. Admiráveis criações. Já leu "O Perfume", de Patrick Süskind?

    Amo Literatura. Também sou fascinada pela literatura européia, sem depreciar, entretanto, a nacional.

    Visita http://harenapoesis.blogspot.com/

    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Espero que goste da história. Achei incrível aquele assassino. Ímpar!

    Boa sorte, caro calouro! O início é sempre tenso e intenso!! Lide bem com as rochas... eu fico com as "pedras no meio do caminho".

    ^^

    ResponderExcluir