sábado, 1 de janeiro de 2011

Mais uma do grande visionário

A obra 'De la Terre à la Lune' (Da Terra à Lua), publicada por Júlio Verne em 1865, conta a estória do Gun Clube ou Clube do Canhão, um grupo de norte-americanos especialistas em balística que, abalados pelo fim de suas atividades de guerrilha, entram em tediante inatividade. Doravante, animados pelo seu amado presidente Impey Barbicane, eles planejam realizar um feito totalmente singular; Enviar um projéctil até a superfície Lunar!

A partir daí se desenrola uma grande empreitada que supera em muito a imaginação dos contemporâneos de Verne. A obra é até hoje aclamada pela sua precisa visão científica, sendo uma grande inspiração para as conquistas espaciais dos últimos cinquenta anos. Foi uma das maiores profecias do escritor. Entretanto, não podemos esquecer a maestria literária presente no trabalho; Os persongens são encantadoramente construídos. Como de costume, Verne apresenta seu mundo repleto de pessoas brilhantes, amantes do conhecimento, sempre prontas para abraçar os mistérios do Mundo ou mesmo do Universo. Em geral, a obra tem um ar de diário de bordo que dá ao leitor uma ilusória sensação de pertencimento, de cumplicidade.

A Biblioteca Julio Verne vai publicar todas as manhãs, a partir do dia 2 de Janeiro, com adaptações minhas, as obras 'Da Terra à Lua' e  'Ao Redor da Lua' (sequência). Fica aí o convite.

Deixo abaixo um vídeo-clipe grosseiramente baseado na viagem à Lua de Verne, só para abrir o apetite.


                                                                                    

Obrigado ao blog JVernePt, pela imagem e vídeo

6 comentários:

  1. Interessante vc nomear de mergulhadores os que deixam aqui seus comentários. Me sinto assim mesmo, pois é impossível vir aqui e não mergulhar em teus textos maravilhosos, bem escritos e didáticos, sem contar a paixão encantadora que neles há.
    Já li muitas vezes essas obras de Verne pelo simples prazer de ler Verne e fazer contato com seu estilo e sua magia.
    Aceito o convite e será um prazer.
    Beijokas, moço, e meu carinho.

    ResponderExcluir
  2. A literatura é sempre um mergulho, Lua.
    Obrigado pelos elogios, mas eu não acho que escrevo tão bem assim, todavia, concordo quando voce diz que eu coloco paixão nos textos.

    Sabe, Não há como escrever sem paixão quando se entende e se gosta do assunto.

    Obg por aceitar o convite. Prometo caprichar.

    Abç.

    ResponderExcluir
  3. Velton

    Passei para desejar-lhe um ano abençoado, repleto de realizações. Obrigado por "estar" comigo em 2010. Quanto ao post, confesso que o seu próprio comentário foi o que me seduziu: "Não há como escrever sem paixão quando se entende e se gosta do assunto." Lindo, lindo! Deveria fazer Letras.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá, vim responder ao seu comentário:

    Eu sou professora e, apesar de algumas pequenas decepções, me sinto feliz e realizada, pois faço o que amo. Com relação ao retorno financeiro devo dizer que depende do seu empenho e aperfeiçoamento. Por exemplo: um professor universitário com mestrado, ganha em meu Estado em torno de três mil reais por quarenta horas de trabalho, enquanto um com doutorado recebe de quatro a seis mil reais mensais.
    Não é um rendimento que se aproxima de médicos ou dentistas, mas é bastante relevante se considerarmos que trabalhamos de segunda a sexta-feira, temos duas férias ao ano, "emendamos" todos os feriados e ainda temos um dia só nosso! risos

    Pense bem!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Retribuindo a visita ao meu blog!

    Gostei da dica, pois não conhecia esse livro. Certamente estará entre minhas futuras leituras.

    Ah, como está me seguindo, vou te seguir também!

    Abraços e até a próxima!

    ResponderExcluir
  6. Ahhh eu irei atrás desta obra assim como fui da outra e gostei muito!

    A música é perfeita, mas eu sou suspeita porque adoro esta banda!

    Muito legal teu post!

    ResponderExcluir