quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Do Brasil para os brasileiros

Visando quebrar o estereótipo que possa ter se formado graças à temática específica do blog, decidir abrir certo espaço para a abordagem da literatura brasileira. Contudo, aplico minhas próprias restrições. Antes de qualquer coisa, me disponho a escrever sobre a literatura nacional apenas mensalmente, o que afetaria menos o perfil original desse espaço. 

Outro ponto, de peso idealístico para mim, é que não devo nunca me afiliar a tantos outros que hiper-valorizam a literatura da época colonial e imperial do país; Literatura Brasileira só de Lima Barreto pra cima! Quaisquer outras obras antes disso não passam de trabalhos sem personalidades, sobrecarregados com a influência da cultura colonizadora. Sim, eu sou apaixonado pela produção textual européia, mas somente pela literatura européia feita pelos europeus. Antes do movimento modernista, a literatura era feita no Brasil, mas não para os brasileiros.

Alguns poucos se salvam, é verdade. Esses eu posso até considerar - infortunados que nasceram na época errada - mas no geral sou forçado a recorrer aos escritores mais atuais, em especial os contemporâneos. Entre esses incluo Fernando Sabino, Paulo Leminski, Lígia Fagundes Telles, Ana Maria Machado, Luiz Fernando Veríssimo, Lygia Bojunga Nunes, José Candido de Carvalho, Moacyr Scliar e outros mais batidos que eu tentarei não deixar de fora, como Ariano Suassuna ou Paulo Coelho - nossos dois produtos de exportação da vez!

Enfim, eu só vou saciar minha vontade de falar sobre os artistas dessa nação que eu amo tanto, que é representada atualmente por uma geração prioritariamente de contistas e cronistas, com suas análises psicológicas e poemas em prosa; Autores que se libertaram de Drummond e são muito mais influenciados pela decepação exploratória da mente humana nas obras Claricenses. 



                                                                                         

P.S. Vote na nova enquente! Sua opinião é minha melhor
ferramenta no controlo de qualidade do blog! 

4 comentários:

  1. Pôxa, você escreve maravilhosamente bem e fico feliz de saber que vai falar de literatura brasileira de vez em quando, pois eu adoro!

    Beijão e parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Erivelton

    Concordo, em partes, com o que disse. Acho que temos sim, bons escritores por aqui. Gosto muito destes que você citou, especialmente o humor de Fernando Sabino e a profundidade de Clarice.
    Mas por favor: não inclua Paulo Coelho na categoria LITERATURA! rsrs

    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs

    De acordo Michele,

    cada um deve ter o título que merece...

    ResponderExcluir
  4. Com certeza, concordo com o que vc falou. Também não gosto da literatura colonial, no meu caso, é uma questão de preferência mesmo.
    Gostei de ter mencionado Lígia Bojunga, uma de nossas maiores escritoras infanto-juvenis, muito pouco conhecida. Entretanto, sua obra é de extrema qualidade.
    Ariano Suassuna nunca li, mas Paulo Coelho, sim. Não nego porque fez parte da minha formação de leitora, mas há muita coisa melhor para se ler. Afinal, ele apenas encontrou uma fórmula para vender livros. Não é escritor de obras de qualidade.

    Abç!

    Obrigada por ter passado no blog!

    ResponderExcluir