quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os Senhores dos Romances Históricos


história é imutável, mas o modo de enxergar os fatos e evidências deixados pelo tempo vai da capacidade interpretativa de Cada um. Portanto, a história dá sim margens à produção criativa, à imaginação... Como e quando aconteceu não são as únicas perguntas válidas; De que forma deveria ter acontecido é uma questão em se pensar... E isso tem sido feito desde o tempo da Odisséia.

Nesse tipo de romance o mais importante é capturar os costumes e o Clima da época, e não só se preocupar com os fatos... pelo contrário, os fatos podem até ser desprezados. A literatura dá margens para o descarte de algumas verdades - ou de todas! . Podemos ver isso na opinião de Maurice Druon, escritor francês de “Os Reis Malditos” , quando disse que uma das razões para seu sucesso em romances históricos era o “Respeito à história, não apenas os fatos e as datas, mas os costumes, o Vestiário, o mobiliário.”

Um dos temas mais abordados nesse tipo de romances são as guerras. Alexandre Dumas brincava com os “personagens” da realeza em alguns de seus romances, tirando vilões e mocinhos de onde lhe convinha. Por exemplo, ao que consta, Luís XIII e o Cardeal Richalieu Fizeram juntos muitas manobras de guerra em favor da França... No entanto Alexandre Dumas reedita o enredo original do tempo e transforma Richelieu em um astuto traidor em “Os Três Mosqueteiros”. Agatha Christie se utilizou muito da Segunda Grande Guerra em seus romances, explorando intensamente a figura dos espiões.

O tempo é um daqueles fenômenos da natureza que o homem ainda está longe de dominar. Entretanto, com o efeito mágico da literatura pudermos dá alguns passos em direção a essa conquista...

5 comentários:

  1. Erivelton

    Obrigado pela visita em meu blog. Se és um amante da literatura, és também meu amigo! Já estou seguindo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. É bom saber que poderemos
    curtir junto esse mundo
    Michele
    é uma honra ser seu amigo...

    Obg.

    ResponderExcluir
  3. VALEUUUUU mesmo sua visita,seu comentário.
    Já vim conhecer teu Canto.
    Literatura sempre Encanta!!!!

    PRAZERRRRRRRRRRRRRRRRRRR
    e
    BOM DIA!!!

    bjs Amigo

    ResponderExcluir
  4. E aí Velton Clarindo. Legal esse seu blog, hein. Melhor até do que o meu, porque eu não tenho muito tempo para o blog. Você já pensou em adicionar mais autores ao blog? Sei de diversos blogs em que isso deu certo. Poderia deixar mais pessoas publicarem alguma coisa aqui, como se "trabalhassem" no blog.

    Um exemplo: meu irmão "trabalha" no blog, com uma coluna todos os domingos. Pensa nisso. Eu gostaria de publicar algo sobre Literatura aqui... É um bom blog.

    ResponderExcluir
  5. Opa, esqueci do endereço http://wwwaudienciadasemissoras.blogspot.com

    ResponderExcluir