quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Os Senhores dos Romances Históricos


história é imutável, mas o modo de enxergar os fatos e evidências deixados pelo tempo vai da capacidade interpretativa de Cada um. Portanto, a história dá sim margens à produção criativa, à imaginação... Como e quando aconteceu não são as únicas perguntas válidas; De que forma deveria ter acontecido é uma questão em se pensar... E isso tem sido feito desde o tempo da Odisséia.

Nesse tipo de romance o mais importante é capturar os costumes e o Clima da época, e não só se preocupar com os fatos... pelo contrário, os fatos podem até ser desprezados. A literatura dá margens para o descarte de algumas verdades - ou de todas! . Podemos ver isso na opinião de Maurice Druon, escritor francês de “Os Reis Malditos” , quando disse que uma das razões para seu sucesso em romances históricos era o “Respeito à história, não apenas os fatos e as datas, mas os costumes, o Vestiário, o mobiliário.”

Um dos temas mais abordados nesse tipo de romances são as guerras. Alexandre Dumas brincava com os “personagens” da realeza em alguns de seus romances, tirando vilões e mocinhos de onde lhe convinha. Por exemplo, ao que consta, Luís XIII e o Cardeal Richalieu Fizeram juntos muitas manobras de guerra em favor da França... No entanto Alexandre Dumas reedita o enredo original do tempo e transforma Richelieu em um astuto traidor em “Os Três Mosqueteiros”. Agatha Christie se utilizou muito da Segunda Grande Guerra em seus romances, explorando intensamente a figura dos espiões.

O tempo é um daqueles fenômenos da natureza que o homem ainda está longe de dominar. Entretanto, com o efeito mágico da literatura pudermos dá alguns passos em direção a essa conquista...

terça-feira, 28 de setembro de 2010

8º Concurso de Contos "Luís Jardim"

A Fundação de Cultura da Cidade do Recife, através da Biblioteca Popular de Casa Amarela - Jornalista Alcides Lopes, realizará o 8º Concurso Literário de Contos "Luís Jardim". É uma boa oportunidade para os amadores que almejam tentar construir uma Carreira literária. O conto tem de ser inédito e assinado com um pseudônimo. As inscrições começaram a ser realizadas no dia 25 de agosto e vão até 25 de outubro de 2010, de segunda a sexta-feira, no horário de 08h às 17h, na Rua Afonso Leal (Biblioteca), s/nº, Casa Amarela, CEP 52070-160. O candidato também pode optar por enviar o Conto pelo correio.   
Mais informções sobre o concurso e o edital completo estão disponibilizados na página da Prefeitura do Recife: www.recife.pe.gov.br.
Fone: (81) 33553130